Publicações

O que é teatro físico

Ensaio sobre essa questão poética.

Navegar é preciso

Este artigo partiu sobre o relato de uma experiência em docência do autor ministrando um cursos para jovens de história do teatro dentro de um curso técnico, e as estratégias para conseguir um maior compromisso dos alunos com a matéria teórica dentro de um curso técnico/prático onde também se contemplasse como docente.

Mentes que conversam em silêncio. Empatia e Potência Cênica: Um Diálogo entre Artes Cênicas e Neurociência através do Conceito de BrainNet

Praticamente todos os artistas cênicos presenciais buscam, de forma consciente ou não, atingir o que chamamos de “potência cênica”. Esse conceito refere-se à capacidade do performer de criar uma cena impactante, na qual a atenção do público é quase magneticamente capturada e mantida, por meio da presença física, dos gestos, da voz e de outros elementos da performance.

A mímica como ferramenta na formação de atores

A mímica é parte integrante da comunicação humana tão presente quanto a palavra e sempre fez parte do repertório de comunicação do ser humano.

A memória construída nas lacunas

um curto ensaio sobre territórios de memória.

O acontecimento de escrever como experiência

O acontecimento de escrever como experiência. Um relato de quem quer estar presente. 

Um Corpo que Desenha Emoções (e Ensina por Fora): Neurodiversidade e Criação Cênica

Receber um diagnóstico de neurodivergência não significa o fim de uma busca por identidade, mas sim o início de um processo mais apurado de autocompreensão. 


Mimo, poética y creación

Artigo sobre a arte do gesto no Brasil para a revista argentina

Repetir e Sentir

Partindo da definição de corpo e mente proposta pelo filósofo holandês Espinosa, onde os dois elementos são um único material, agindo em conjunto sem relação hierárquica, estudamos na teoria e prática alguns exercícios retirados dentro do ensino do Mimo Corpóreo como forma de explorar a questão da repetição e as suas possibilidades sensíveis dentro de praticas do treinamento expressivo, buscando o desenvolvimento de novas habilidades corporais e novas possibilidades de criação cênica.